Relatório Preliminar sobre as Necessidades de Assistência Pessoal

Posted on: 10 Outubro, 2024
Relatório Preliminar sobre as Necessidades de Assistência Pessoal

O Relatório Preliminar sobre as Necessidades de Assistência Pessoal, desenvolvido pelo CVI, revela dados importantes sobre a realidade das pessoas com deficiência em Portugal. Através de um inquérito online com 532 respostas, foi possível obter uma visão das dificuldades enfrentadas e as expectativas em relação à assistência pessoal. Destaca-se que a maioria dos inquiridos (57,14%) tem uma incapacidade motora, com um grande número de pessoas a reportarem uma necessidade maior de horas de assistência, especialmente para manter uma vida independente.

Apenas 26% das pessoas têm atualmente assistência pessoal, sendo 53% destas não estão satisfeitas com o número de horas que recebem. As horas desejadas variam conforme o tipo de incapacidade, com as pessoas com incapacidade motora a solicitar mais apoio. De forma geral, o estudo reforça a necessidade de melhorias na oferta de assistência, dado que 74% das pessoas ainda aguardam por este tipo de apoio.

Este inquérito, promovido pelo CVI, sublinha a importância de ajustar as políticas públicas às reais necessidades da população com deficiência, para promover uma sociedade mais inclusiva.

Para consulta do estudo na íntegra, aceda ao link do relatório completo.