A nossa atividade nos Transportes Públicos

Posted on: 31 Março, 2023

O Centro de Vida Independente tem estado ativo no sentido de intervir na melhoria dos sistemas de transporte público em Portugal. 

Recentemente, desenvolvemos três ações concretas neste sector, que pretendem esclarecer dúvidas das pessoas com deficiência, mas também tomar uma posição quanto ao que deve ser o futuro da acessibilidade ferroviária, em Portugal. 

Neste sentido desenvolvemos as seguintes três ações: 

  • Contributo para o Plano Ferroviário Nacional – Voltamos a submeter o nosso contributo para o Plano Ferroviário Nacional, que encerrou a sua segunda fase de participação pública no passado mês de Fevereiro.
  • Novos veículos da Metro do Porto – Questionamos a Metro do Porto sobre a acessibilidade dos novos veículos CT, que de acordo com o identificado por nós, têm problemas de acessibilidade que não seriam expectáveis de acordo com a experiência desta empresa. 
  • Elevadores avariados na Gare do Oriente – Questionamos a Infraestururas de Portugal sobre os motivos para os elevadores de acesso direto à rua, na Gare do Oriente, estarem avariados desde Dezembro de 2022, e não haver informação pública sobre os motivos da avaria nem da previsão de reparação destes equipamentos. 

Continuaremos o nosso trabalho de questionar as entidades responsáveis pelos transportes públicos sobre todas os assuntos que impeçam as pessoas com deficiência de usufruir destes em condições de igualdade e em linha com a Vida Independente. 

Estamos disponíveis para colaborar diretamente com estas entidades para encontrar as melhores formas de resolver os problemas identificados. 

Tem sugestões para intervirmos? Contacte-nos para podermos saber mais sobre as diversas situações que podem ser identificadas.