Dia 8 de março junta-te à Greve Feminista Internacional!

Posted on: 17 Fevereiro, 2021
Onze mulheres com diferentes idades, etnias e deficiências desempenham, desempenham várias profissões. No canto superior esquerdo a frase "Se nós paramos o mundo pára." No centro o logotipo de forma circular a vermelho com a frase "Greve feminista internacional 8 de março" a branco. Fundo de cor lilás com textura. No canto inferior direito, em cor branca, #8marco2017 e #grevefeminista2021.

Somos coletivos e associações do feminismo interseccional e acreditamos que as pessoas exploradas e oprimidas são as protagonistas das suas próprias causas, vidas e experiências.

Defendemos uma sociedade livre de opressões, que garanta direitos, igualdade, equidade e justiça social. Uma sociedade democrática com um Estado capaz de garantir que o acesso à saúde, à educação, a direitos laborais, à habitação, à segurança e à autodeterminação é verdadeiramente universal.

A pandemia trouxe à superfície e agudizou desigualdades sociais, feridas abertas de um sistema capitalista, racista, colonial, capacitista, hetero-cis-sexista e patriarcal que se fortalece do fosso entre as pessoas que têm direitos e as que são empurradas para a margem.

Chegamos a 2021 e continua a ser-nos impossível enumerar todas as nossas batalhas pela multiplicidade e complexidade das mesmas. Desde os direitos mais básicos de sobrevivência e de uma vida digna, à plena aceitação da diversidade humana, à autodeterminação, à defesa contra a violência, ao direito sobre os nossos corpos e direito ao prazer, ao acesso à saúde sexual e reprodutiva, ao reconhecimento do trabalho informal e de cuidados, ao fim da precariedade à qual nos submetem constantemente, entre outras. As nossas lutas são tantas quantas as nossas opressões!

Por isso, no dia 8 de Março, há Greve Feminista Internacional, porque sabemos que, se as mulheres* param, o mundo pára. Sabemos que muitas de nós não podem parar, e é também por isso que em solidariedade e com múltiplas vozes nos mobilizamos – por todas, sem excepção.

Juntemo-nos para partilhar as nossas lutas! Juntemo-nos para multiplicar as nossas vozes! Juntemo-nos para chegar a cada vez mais vidas!
______________________________
Mulheres* = pessoas que vivam ou tenham vivido na pele as mesmas opressões, sejam mulheres (trans ou cisgénero), homens trans ou pessoas não binárias.

A Coletiva
Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto
Brigada Estudantil
Centro de Vida Independente
Clube Safo
Feministas Em Movimento
Feministas.pt
ILGA Portugal
Movimento dxs Trabalhadorxs do Sexo
Panteras Rosa
Por todas Nós
SOS Racismo
TransMissão: Associação Trans e Não-Binária
UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta
Grupo Partilha d’a Vida

Organizações podem subscrever a convocatória enviando email para subscricao8m2021@gmail.com