ATIVIDADES

DEZEMBRO/JANEIRO

Conferência «Direitos das Pessoas com Deficiência: o Caminho para uma Inclusão Plena» – 17/12/2024

No dia 17 de Dezembro, o CVI participou, a convite da Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, na conferência «Direitos das Pessoas com Deficiência: o Caminho para uma Inclusão Plena», que teve lugar na Assembleia da República.

O CVI esteve representado pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jorge Falcato Simões, que, na sua intervenção, realçou a importância de não reduzir a Filosofia de Vida Independente à prestação de Assistência Pessoal.

Lembrou, ainda, que princípios deve respeitar a Assistência Pessoal e expressou a preocupação do CVI, um ano depois do término do Projeto piloto MAVI, por ainda não se ter verificado um alargamento aos milhares de pessoas com deficiência que aguardam a abertura de vagas nesta resposta social.

Podes ver a totalidade da intervenção aqui.

Ou podes lê-la aqui.


Petição “Vida Independente é Para Toda a Gente” – 19/12/2024

No dia 19 de dezembro de 2024 foi recebida pela Deputada Teresa Morais, Vice-Presidente da Assembleia da República, uma delegação do Centro de Vida Independente que fez entrega da petição “Vida Independente é para toda a gente”.

A petição solicita a revisão da portaria 415/3023 e que seja alargado de imediato para o dobro o número de Centros de Apoio à Vida Independente. Ainda podes assiná-la aqui.

Fomos informados de que os prazos existentes para a discussão em Plenários das petições são muito demorados, pelo que solicitámos urgência na apreciação da petição, tendo em consideração que ela diz respeito à vida concreta de muitas pessoas com deficiência que aguardam há muito tempo pela assistência pessoal, algumas desde o início do projeto piloto do MAVI em 2019.

Com vista a acelerar o processo e permitir que a petição seja discutida no mais curto espaço de tempo, o CVI encontra-se em processo de agendamento de reuniões com os partidos, para que estes apresentem propostas no âmbito da petição.

Está neste momento agendada a primeira reunião, que será com o Partido Socialista, a 14 de fevereiro.


Sessões de Cinema – 18 e 25/01/2025

Juntando-se a Lisboa, as delegações do Porto e de Vila Real exibiram, respetivamente nos dias 18 e 25 de janeiro, o filme “Defiant Lives” que retrata a luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Estados Unidos, no Reino Unido e na Australia.

Estas ações decorreram em parceria com a Amnistia Internacional que leva, atualmente, a cabo uma Maratona de Cartas para defender os direitos de Kyung Seok Park, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência da Coreia do Sul.

Podes ver mais sobre este caso aqui

O grupo animado que marcou presença na sessão do Porto

Sessão em Vila Real


Homenagem a Adolf Ratzka (1943-2024) – 21/01/2025

Seis meses passados do falecimento de Adolf Ratzka, a Rede Europeia da Vida Independente, celebrou, a 21 de janeiro, a sua vida com uma homenagem que juntou aqueles que por ele foram marcados.

Adolf Ratzka foi um pioneiro do movimento de Vida Independente na Europa e lutou com sucesso pela autodeterminação das pessoas com deficiência na Suécia, país onde viveu a maior parte da sua vida. Inspirou, orientou e apoiou outras pessoas com deficiência e as suas organizações na Europa e em todo o mundo, e desafiou autoridades e prestadores de serviços.

O CVI marcou presença neste evento, na pessoa de Jorge Falcato, presidente da assembleia geral, que agradeceu, em nome de todos nós, o trabalho e o apoio de Adolf Ratzka à vida independente e a influência que teve na criação do CVI.

Deixamos a suas palavras:

Eu sou Jorge, de Portugal. Vou deixar apenas algumas palavras.

Conheci o Adolf foi há cerca de 40 anos, em Praga. Desde então, ele tem sido uma referência para mim, tanto como pessoa quanto como ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.

Por isso, convidei-o várias vezes a visitar-nos em Portugal, para contribuir com a sua experiência e imensa sabedoria na construção do movimento de vida independente no nosso país. Estava sempre disponível sempre que precisávamos dele.

Quando finalmente iniciamos o primeiro projeto piloto de assistência pessoal e estabelecemos oficialmente o Centro de Vida Independente, foi uma decisão natural conceder-lhe o estatuto de primeiro membro honorário da nossa associação. Ele é nosso membro número um.

A contribuição de Adolf para o movimento de vida independente em Portugal foi inestimável e a sua falta será muito sentida.

Em nome de todos aqueles que lutam pela vida independente em Portugal, obrigado, Adolf.

Beijos para o Doro e a Katharina

Jorge Falcato