Atividades 2024 – VALE DO AVE
Campanha Tolerância Zero
O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães realizou mais uma “Campanha Tolerância Zero”, envolvendo os alunos das Escolas EB 2,3 de Caldas das Taipas e da Escola Básica de Abação mas também as pessoas apoiadas pela CERCIGUI.
A “Campanha Tolerância Zero” – uma das iniciativas promovidas pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – tem a missão de aplicar multas simbólicas pelos alunos de alguns agrupamentos de escolas, com vista à reflexão dos condutores que incumprem a lei aumentando a consciência do impacto do respetivo comportamento na vida das pessoas com deficiência.
Os alunos das escolas distribuem também uma mensagem de apreço pelos condutores que cumprem a lei, no que respeita às acessibilidades.
A campanha visou, mais uma vez, alertar os condutores sobre a importância da livre circulação das pessoas com mobilidade reduzida, sensibilizando a comunidade e promovendo a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. Os alunos e os participantes da CERCIGUI atribuíram multas simbólicas aos condutores que obstruíam acessos e distribuíram estrelas douradas aos “condutores 5 estrelas”, incentivando uma reflexão sobre o impacto do comportamento dos condutores na vida das pessoas com deficiência.
A iniciativa contou com a colaboração do Centro de Vida Independente, do Projeto Sara Coutinho, da Junta de Freguesia de Caldelas, da Polícia Municipal, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana.
Quem tem medo do Feminismo?
O CVI Vale do Ave marcou presença em mais uma iniciativa Fnac Talks no dia 02 de março de 2024. Um debate onde foram abordadas questões relacionadas com a vivência da mulher em Guimarães, a segurança, a presença das mulheres no desporto e a emigração e inclusão. Além da representante da delegação do CVI, Cristiana Marques, o painel contou também com a Dra. Paula Oliveira, vereadora da ação Social da Camara municipal de Guimarães, Catarina Aidos, atriz, Valdirene Martins, representante do projeto de apoio a mulheres brasileiras “O Pindorama” e Cláudia Pires do Núcleo de Inclusão de Guimarães, como moderadora do debate.
Melhor conhecer, para melhor intervir!
A Delegação CVI Vale do Ave marcou ainda presença na formação “Melhor conhecer para melhor intervir” dinamizada pelos Serviços da Educação Inclusiva, nos dias 10 de abril e 17 de abril de 2024 na Escola Básica e Secundária D. Dinis.
A representação do CVI fez-se sentir na presença da Cristiana Marques, membro da delegação de Vale do Ave.